Principais dicas para prevenir acidentes na Construção Civil
  • 17/09/2019

Estima-se que no Brasil aconteça um sinistro de trabalho a cada 48 segundos, sendo que na construção civil é uma das áreas onde mais ocorram. Esses dados são apontados pelo Observatório Digital da Saúde e Segurança do Trabalho (OSST), registrando 4,4 milhões de acidentes no país entre 2012 e 2018, sendo 97 mil no segmento construtivo, perdendo apenas para a China, Índia e Indonésia no ranking mundial. 


Prejuízos podem ser cobrados para as construtoras que não prezam pelo melhor padrão de segurança do trabalho, alguns deles são: 


  • Multas e sanções legais por falta de cumpimento da legislação; 

  • Gastos com tratamentos, compensações e até eventuais processos de trabalhadores acidentados; 

  • Comprometimento da imagem da empresa perante o mercado e consumidores. 


Para que isso seja evitado, além de prezar pelo bem estar dos trabalhadores alguns cuidados básicos devem ser adotados. As principais dicas para essa prevenção são: 


  • Conheça e respeite as Normas Regulamentadoras (NRs) do setor: cada procedimento básico de um canteiro de obras é previsto por uma NR diferente, seja ela para Segurança de Máquinas e Equipamentos, Proteção de Trabalhos em Altura ou Serviços em Eletricidade. Dentre todas existentes, 12 são direcionadas à construção civil. 

  • Sempre mantenha uma CIPA e SESMT na obra: a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) prevê inspeciona as condições de trabalho. identificar eventuais riscos nos processos e divulgar informações sobre segurança e saúde. Já o Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho é composto por engenheiros ou médicos especialistas que atuam para assegurar a integridade dos colaboradores.

  • Forneça EPIs aos trabalhadores e fiscalize que estão utilizando: os EPIs devem ser distribuídos adequadamente, conforme as exigências de cada função e seu uso deve ser fiscalizado.

  • Mantenha a boa organização na obra: um canteiro de obras bem organizado talvez seja um dos cuidados mais importantes para que acidentes não ocorram. 

  • Treine os trabalhadores constantemente: mantê-los informados e atualizados faz com que se sintam motivados. Você pode propor treinamentos dentro da própria construtora sem maiores gastos. 

  • Esteja sempre junto à tecnologia: a tecnologia contribui para a prevenção de acidentes na construção civil através de softwares típicos para o ramo que facilitam tanto o trabalha como a fiscalização de segurança. 


Fonte: MoBuss Construção